Veja como parcelar o imposto do carro com cartão de crédito

Confira aqui todas as informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Rio de Janeiro 2019.

O IPVA é o tributo anual que incide sobre a propriedade de veículo automotor aéreo, aquático ou terrestre, quaisquer que sejam as suas espécies. Além do IPVA, outros impostos como o Licenciamento Rio de Janeiro também devem estar em dia.

Os valores a serem pagos no início de cada ano pelos contribuintes é calculado se considerando o valor de marcado do veículo multiplicado por uma alíquota que varia de acordo com a característica do veículo, conforme prevê a legislação vigente no Estado do Rio de Janeiro.

Para veículos novos (adquiridos a partir de janeiro do ano corrente) é considerado o valor constante na nota fiscal de compra. Já para veículos usados é utilizado o valor indicado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Além do desconto em caso de pagamento à vista, conforme Lei 14.445, de 27 de outubro de 2011, a base de cálculo do IPVA poderá ser reduzida em até 50% para os automóveis com potência até 1000cc e motocicleta até 125cc, desde que o licenciamento anual esteja regular até o vencimento e que não possua nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

As alíquotas adotadas no Rio de Janeiro são de:

  • 1,25% para ônibus, micro-ônibus e caminhão, utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente.
  • 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv.
  • 3,45% para veículos utilitários.
  • 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.

Consulta no DETRAN:

Os contribuintes poderão consultar a partir de janeiro os valores do IPVA 2019. A consulta estará disponível no site oficial da Secretaria Estadual de Fazenda – ou ainda no Departamento Estadual de Trânsito –.

Na página destes órgãos basta informar os dados do veículo, como placa e RENAVAM, para realizar a consulta e tirar as possíveis dúvidas existentes.

Pagamento e Descontos

Será possível pagar o imposto à vista com desconto ou ainda em três parcelas e sem desconto.

O pagamento à vista deve ser efetuado em fevereiro e o desconto pode chegar a 10%. Já o pagamento parcelado tem vencimentos entre fevereiro e novembro e os contribuintes devem observar que as datas de pagamento variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *